Destaques

31 de julho de 2012

Look: Decadent Destruction

Eu nunca usei o cabelo curtinho como o da modelo da foto, mas sempre imaginei que se usasse, o tipo de penteado que eu faria nele seria como o abaixo: com referência à subcultura Punk!
O editorial é interessante pois sugere um look punk-rock com leve referência aos Anos 40, algo que sai do óbvio e que pode ser usados pelas punks que tem interesse no vintage/retrô.
Segundo a legenda, o visual consiste em vestido e brincos vintage, colar de corrente com zíperes amarrados, maquiagem retrô inspirada em Grace Kelly e Audrey Hepburn e cabelos bagunçados, arrepiados e fixados com pomada ou spray.
Acho o ar de decadência + elegância tão atraente!


30 de julho de 2012

Dica de Moda: Vestido Retrô/"Vintage Inspired"

Como a moda retrô/vintage ainda está muito em alta na cena alternativa, esta Dica de Moda é super válida: o editorial sugere que todas tenhamos um vestido ao estilo anos 40 para ser usado em festas. O corte valoriza curvas e por ser elegante vai da festa no escritório à festa de família. Se desejar capturar o brilho da antiga Hollywood dá pra usar um penteado com ondas e enfeite no cabelo como uma flor ou um chapéu pillbox e luvas. Mas se quiser também pode modernizar o look, com uma sapato de estética "não retrô".

Mais sobre a Moda dos Anos 40:

26 de julho de 2012

Iron Fist x Pink Connection

Essa é mais uma sessão "Inspiração ou Cópia" ou "Alternativo x Mainstream".
Certo dia deparei com os sapatos abaixo em um site e num shopping e choquei com a semelhança com os sapatos da marca alternativa Iron Fist. Visitei o site de marca Pink Connection em busca de informaçãos sobre se o sapato é nacional ou fabricado na ásia e até o presente momento não descobri.
Sobre o sapato
Meu susto? A estampa é IGUAL à da Iron Fist. É uma estampa da primeira coleção da Iron Fist: caveiras + rosas + uma caveirinha de moicano. (clique na imagem para aumentar)

Acho que está mais pra "cópia" do que pra "inspiração/referência". 
Então, leitoras: se forem comprar (o preço está em torno de R$100,00), saibam que estão consumindo um sapato com a cópia de uma estampa criada pela Iron Fist. Tão importante quanto consumir de forma consciente é saber valorizar a criatividade dos estilistas alternativos.
E aí, o que acham da semelhança? 
Comprariam um?

22 de julho de 2012

Rose Sathler, da Black Cat Corsets, Lança Marca Autoral

Rose Sathler, corsetière da Black Cat Corsets, recentemente anunciou o lançamento de sua marca autoral.
Criar de forma autoral talvez seja o sonho de todo estilista. Criar seguindo seu gosto pessoal, suas ideias, tendo liberdade de não seguir tendências ou regras da moda. 
Um estilista não cria apenas peças de gosto pessoal, mas também peças que sejam do gosto do público consumidor. Em se tratando de corsets, que são peças sob encomenda e sob medida, é normal o gosto do cliente prevalecer e percebermos apenas um ou outro toque pessoal da criadora nos detalhes.

A coleção autoral de Rose se chama Memento Mori. Este é um tema que adoro, especialmente na arte, por isso fiquei curiosa para ver as peças da coleção. Posso dizer que são peças únicas! Não vi nada semelhante vendido por aqui e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu e saibam apreciar o valor de um trabalho autoral.

Neste link você encontra todas as informações de como encomendar um:

Destaco primeiro meus favoritos: Dupla de corsets perfeitos demais! É o tipo de roupa que eu imagino uma rockstar usando! Preto, studs, metal laminado prateado, caveira... 

Adorei igualmente este, não apenas pela caveira formada por spikes mas pelo tecido utilizado, os detalhes de studs do decote e na barra e as tiras com botões na lateral!

Outros modelos:


Sobre Memento Mori: 

20 de julho de 2012

Dica de Loja: Black Cat Corsets

A Dica de Loja de hoje é da Black Cat Corsets
A marca criada em 2005 foi uma das primeiras a produzir espartilhos sob medida no Brasil, frutos de uma pesquisa pessoal sobre História do Vestuário da estilista Rose Sathler, que é bacharel em Moda, leciona História do Vestuário e História da Arte e em parceria com companhias teatrais, trabalha a concepção e confecção de peças da indumentária cênica.

Dentre as peças que você vai encontrar no site da loja, meu destaque é a Coleção Iron com corsets feitos em pelica. As peças são super a cara das meninas rockers e headbangers.

Saindo do óbvio: este corset é super rocker mas vejam o tecido: Jacquard petit-pois! Pras roqueiras que gostam de unir estilo + delicadeza. Amei!!

Caveiras: 
Diversas lojas alternativas nacionais fazem corsets com estampa de caveira de tecidos importados, mas o corset em vermelho me chamou a atenção pela modelagem. Normalmente quem faz corsets com essa estampa, o faz sem muitos recortes pra manter ao máximo a estampa da caveira inteira. O diferencial desse trabalho é o belo recorte no bojo! Saiu do lugar comum e mostrou como o toque de criatividade de um estilista faz a diferença na criação de uma peça. Esse detalhe do bojo me faz pensar nesse corset como "uma criação da Rose" e não de outro estilista. Detalhes fazem a diferença!
Corset marrom/preto/branco: perfeição na união frontal da estampa!

Destaco também as peças clássicas e as com referências históricas, ideais pras meninas que querem ir à picnics vitorianos ou eventos similares.
A marca também uma linha para Tight Lacing confeccionada em dupla camada 100% algodão, que torna os corsets mais leves e resistentes que os convencionais, além de fornecer também acessórios opcionais.
Achei super bonito no site a parte de informações como vestir o corset.

19 de julho de 2012

II Picnic Vitoriano de SP: Fotos

O grupo Picnic Vitoriano de São Paulo (PVSP) realizou no dia 01/07 o seu II Picnic Vitoriano no Parque do Ibirapuera.
O evento começou com o convescote, teve sarau, música, dança e apresentação de esgrima. O evento deste ano foi bem maior que no ano passado, reuniu pouco mais de 100 pessoas. Tudo isso, graças à divulgação, parcerias, informações distribuidas no blog e principlamente na página do grupo, onde os participantes tiraram suas dúvidas e trocaram muitas fotos e informações.
Gostei de ver como neste ano 99% dos participantes seguiram o dresscode e capricharam, deixando um pouco de lado o "preto" e partindo pra roupas de cores de fidelidade histórica.
Selecionei algumas fotos, mas vocês podem ver mais nos álbuns do grupo no facebook. O evento chamou bastante atenção das pessoas que passavam pelo local que curiosas, não resistiam a parar, observar e até fotografar o que acontecia. Como resultado, algumas fotos (in)felizmente saíram com um anacronismo interessante, misturando pessoas em trajes da moda atual e da moda do passado.

Convescote (clique nas fotos para ampliar)

Linha do Tempo: Era Medieval e Renascença.

 

 

Algumas releituras e adaptações (Steampunk e Clockpunk, releituras japonesas e góticas).

Fotos que achei bem bonitas:

Show de Ilusionismo, Sarau, Esgrima, Música e Dança.
 

A organização do PVSP junto das marcas que patrocinaram o evento, premiaram os melhores trajes. E devido à meus conhecimentos sobre Moda, fui uma das julgadoras junto da equipe que organiza o evento. Julga-se necessario premiações nessa fase inicial do revivalismo no Brasil porque incentiva e valoriza o uso do dresscode e a pesquisa histórica. Além da categoria "Melhor Traje Histórico" e "Melhor Releitura", também foi premiada a "Melhor Produção de Cena/Objetos", visando incentivar o uso de utensílios adequados aos picnics históricos.
Para ver os trajes vencedores, basta acessar o álbum "Premiação - II Picnic Vitoriano de SP", no perfil do grupo no Facebook ou clicar AQUI.

* Este post foi escrito e ilustrado em parceria com o blog do Picnic Vitoriano São Paulo, por isso no blog deles encontrará um post semelhante, porém mais completo (mais informações, fotos e os trajes vencedores).

15 de julho de 2012

Vintage x Retrô x Antigo

Sabemos que tudo que lembra o "antiguinho" está na moda. Direto caio em sites eu blogs "vintages" e sempre me preocupo com o uso errado da palavra em alguns deles. Claro que não saio por aí corrigindo as pessoas, mas até que dá vontade hehe!! Minha maior preocupação é que as pessoas aprendam o que é errado e passem adiante uma informação incorreta.

Um tempo atrás fiz um post sobre a diferença do retrô e do vintage, vou reforçar aqui não apenas as diferenças mas também vou explicar o que é apenas algo "antigo". Isso pode ser de grande ajuda pra você que quer fazer a limpa no guarda roupas mas quer guardar umas peças de hoje no baú pra daqui há 20 anos usá-la de novo ou vender por um preço de raridade.

Vintage são roupas e objetos originais de uma determinada época, mais específicamente do século XX. Precisa-se de pelo menos duas décadas pra receberem o nome de Vintage. Ou seja, atualmente uma peça original dos anos 80 já é consderada vintage. Essas peças podem ser peças antigas de seu pai, de sua mãe, de sua avó ou peças antigas de segunda mão encontradas em brechós ou no caso de móveis ou objetos, em antiquários. O Vintage é algo de fato antigo.

Mas para ter valor financeiro e status de vintage, a peça tem de ser de uma pessoa que tinha estilo muito próprio, ser de algum estilista/marca renomada, não ter sofrido alteração (como customizações ou tingimentos), representar a moda de uma época e estar em perfeito estado de conservação. Caso contrário a peça é apenas antiga.

O Antigo são peças com muitos anos de vida também, mas que não tem valor de estilo, de representação de moda ou história. Ou seja, são coisas velhas com pouco valor financeiro e muito valor emocional. Ex: Aquela sua roupinha de bebê guardada não é vintage, é apenas antiga. ^^

Retrô são roupas e objetos atuais que fazem uma releitura de outras épocas. São peças/objetos modernos inspirados em décadas passadas sendo reproduzidos  igualmente, parecidos ou com referência dos originais. 

Se você pretende guardar algumas peças, seja por apelo vintage ou por apelo emocional, agora já sabe como classificá-las. =)


13 de julho de 2012

Nova Coleção na Loja Belladonna

A loja Belladonna, parceira do blog, lançou recentemente sua nova coleção num um ensaio fotográfico com os modelos vencedores do "2º Concurso de Modelos da Belladonna", o qual eu fui uma das juradas.
A loja também foi patrocinadora do primeiro concurso do blog, o Lady e Lord Victorianos; já apareceu na sessão Dica de Loja: Belladonna; e eu já fui entrevistada pela marca, (neste post você tem acesso ao link).

Fiquem atentos que novas fotos da coleção serão publicadas diariamente até o fim de julho!
Para ver todas as peças e encomendar, estes são os links:



Coleção Lords of Music:

Coleção Ocean Storm:
 
 
 

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in