Esse é o tipo de pergunta que muitos de nós fazemos: como se manter no estilo alternativo em dias muito quentes?
Esse post tá meio atrasado mas é que só agora eu percebi que ainda não tinha escrito! Na verdade, já dei várias dicas aqui no blog de que tipo de roupa usar em dias quentes e isso foi sugerido dentro de editoriais, dicas de moda, desfiles, mas não num post específico. Bom, eu vou dar aqui as dicas que sempre dou, inclusive quando o tema foi abordado no grupo Moda Alternativa.
As dicas valem também pra quem só usa preto! Então, minhas dicas de como continuar se vestindo alternativamente no calor, seriam:
- Usar/priorizar roupas em tecidos naturais.
Como fazer isso? Crie o hábito de checar as etiquetas de composição das roupas antes de comprá-las.
- Tecidos naturais: algodão, cambraia e malha de algodão são os mais comuns. Tem também seda e linho, mas estes são tecidos naturais mais caros. E rami, juta e cânhamo que são mais incomuns. Tem a viscose/raion que é uma fibra artificial mas que é feita de material natural (celulose), sendo assim, ela é sempre fresca.
|
Exemplos de Vestidinhos de Malha |
Se você costuma fazer suas roupas, já deve ter notado que o metro dos tecidos 100% naturais costumam ser mais caros, como agregam bem estar, o preço se justifica.
- Tecidos sintéticos e artificiais: quanto mais sintético o tecido, mais quente é a roupa. Mas existem alguns tecnológicos como os usados em roupas esportivas e o poliéster oco que deixam as peças mais frescas. Dentre os tecidos sintéticos eu sugeriria os que são transparentes como crepe, chiffon, organza, rendas (tem renda de algodão também).
Eu
tenho e amo blusinhas daquelas malhas mais finas e sintéticas,
mas evito ao máximo usar elas em dias quentes. Muitas das minhas compras são feitas baseadas no tecido, já
deixei de comprar peças legais porque sabia que não ia rolar usar no verão.
Então, sempre leiam a etiqueta de composição e optem pelas peças com porcentagem maior de tecido natural.
- Optar por modelos de roupas mais soltas e fluidas no corpo.
Em dias muito quentes, quem puder deixar o jeans um pouco de lado, eu recomendo. Optem por modelos de calças, shorts ou bermudas em algodão (existem muitos modelos); peças em malha radiosa (não gruda e não aquece); leggings de malha de algodão.
Saias e vestidos em algodão ou com sobressaia em tela, crepe, chiffon, nem precisa recomendar, né?
|
Vestido de Chiffon com caveirinhas da MINIMINOU |
A cor preta atrai luz e absorve calor, se você faz questão de usar preto, opte por peças com tecidos já citados acima porque, embora a cor esquente, os tecidos naturais fazem a pele respirar.
Se você AMA preto, não aprecia cores, mas não consegue usar preto no calor, é possível optar pelo branco. O branco reflete a luz. Preto e branco é sempre uma combinação clássica, não tem erro!
Look gótico em branco; preto e branco não tem erro.
Acessórios indispensáveis no verão: leque e sombrinha! Se você mora numa cidade que venta muito - o que impossibilita o uso de sombrinhas - use chapéu.
|
Sombrinha feita ao gosto da cliente pela loja DEVAS |
|
Evite os modelos fechados, escolha sandálias abertas, leves e soltinhas porque os pés incham ao longo do dia com o calor, se puder, evite saltos.
O pessoal que mora em cidades quentes, se quiser acrescentar algo, basta comentar! =)
Acompanhe nossas mídias sociais:
Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas. É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.