Destaques

4 de janeiro de 2012

Concurso Lady e Lord Vitorianos: Esclarecendo Dúvidas

Você quer participar do Concurso Lady e Lord Vitorianos mas acha que não tem trajes? 
Sabemos que para os Lords, uma adaptação de trajes vitorianos é bem mais fácil. Percebo que há a necessidade de fazer alguns esclarecimentos principalmente quanto aos looks femininos (Ladies), então:
1. O concurso não é reconstrucionista (todo mundo sabe que não há roupas vitorianas pra vender e nem todos tem conhecimento pra reproduzi-las);
2. O concurso é a sua interpertação criativa dos trajes vitorianos, baseado nas suas leituras de texto e de imagens da época;
3. A subcultura gótica, a subcultura Lolita, a steampunk e o estilo retrô dos anos 50: TODOS têm referências à moda da Era Vitoriana.

Prêmios:
Apenas UMA garota e UM garoto levarão os prêmios! Com certeza você nunca teve a oportunidade de ganhar tantas peças de moda alternativa de uma só vez! E é esta oportunidade que o Moda de Subculturas está dando à você com ajuda dos blogs e lojas parceiras.
Imagens dos prêmios AQUI.

Dicas de moda para as Ladies
As imagens abaixo são ilustrativas e todas são releituras vitorianas. A escolha da cor do traje fica por sua conta. As imagens mostram que não é impossível participar do concurso.

Embora "volumoso", não é difícil fazer releituras de trajes vitorianos já que a moda gótica, a lolita, a steampunk e a retrô usam peças inspiradas na época. Há muitas lojas de moda gótica que investem no vitoriano e é possível achar peças em lojas “normais”, como:
  • Blusas de manga bufante: Mangas bufantes são ótimas pro traje vitoriano. Se for blusa de manga curta, use uma segunda pele em manga longa ou em renda por baixo dá um toque mais recatado;
  •  Camisas sociais (preta ou branca) com babados na gola ou nas mangas;
  • Renda e tule podem ser usados à vontade;
  • Corset ou corselet (ou uma blusa que imite ou lembre a peça) por cima ou por baixo da roupa;
  • As saias da era vitoriana tiveram vários formatos em várias fases: mas podemos reduzir à dois tipos: saias longas e rodadas (podendo ter armação de tule ou apenas babados) e saias longas e retas podendo ou não  ter enfeites atrás ou na barra. 
  • Saia curta, pode? A saia curta pode ser usada e pode ter babados, rendas, enfeites e preferencialmente as pernas devem estar cobertas com meias opacas, meias calças lisas, de renda ou arrastão de trama pequena (Sim! meia arrastão foi usada na Era Vitoriana!).
  • Acessórios: nos pés pode ser usado bota ou sapatinhos com enfeites delicados e femininos; cabelos soltos pra dar um ar alternativo ou presos atrás com cachos; chapéus pequenos, sombrinhas, leque e luvas: SE você tiver. Caso não tenha, aposte nas roupas. 

Texto informativo: Era Vitoriana
Dicas de Moda para o Concurso Lady e Lord Vitoriano


Lords: 
O estilo dândi da Era Império evoluiu, e no fim da era Vitoriana ficou mais esportivo, muito parecido com as atuais roupas sociais masculinas. Ternos ajustados (ou no tamanho correto) e em cores são escuras ou neutras, pouco ou nenhum acessório é certeza de conseguir um look vitoriano. Cartolas, bengalas, relógio de bolso, cabelos curtos, barba e bigode seriam ideais, mas se não puder, não se preocupe: o que vale é encarnar o Lord com o que você tem disponível! 

Os links abaixo possuem imagens de referência:
Montando um traje vitoriano masculino com ares góticos (ou seria o contrário?)
Desfile Masculino McQueen  

Dúvidas? Envie comentário ou escreva para modadesubculturas@gmail.com

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Nossa que legal essa idéia! Adorei, mais cada pessoa só pode concorrer uma vez né? é q eu já estava imaginando looks distintos rsrs

    ResponderExcluir
  2. @Luna: Sim, cada pessoa só pode participar uma vez. Que bom que você tem criatividade pra montar vários looks, escolha o seu melhor e participe! ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in