Quando o jornalista e escritor Gavin Baddley lançou o livro Goth Chic em 2002 (lançado no Brasil em 2005), os góticos estrangeiros o parabenizaram pelo trabalho, mas reclamaram da falta de imagens e de pouca coisa falando sobre moda, contrariando o título da publicação. Então, Gavin, acabou de lançar a "continuação" do Goth Chic, como ele mesmo diz, na tentativa de sanar as deficiências de imagem e de estilo do primeiro livro. O livro Goth: Vamps and Dandies tem mais de 200 imagens coloridas e é uma delícia de ver!
Comprei ele junto com o Goth Culture e pretendo falar sobre seu conteúdo à medida que se encaixar nas postagens do blog.
O livro, assim como o Goth Chic, aborda a influência da literatura, música, TV e do cinema na subcultura, passando pela egiptologia, século XIX e depois analisa década por década o século XX, o surgimento das modas e também fala dos festivais como o WGT e o M´era Luna. O livro também fala do uso da vestimenta nos locais de trabalho e nas ruas, da provocação e ousadia dos adeptos ao usarem o visual no dia a dia e destataca a resistência e a integridade dos adeptos da subcultura.
Alguns críticos de Baddeley, que antes falaram mal dele e do Goth Chic, assumem agora que apreciaram o Vamps and Dandies e que Gavin Baddley faz conexões interessantes da subcultura gótica com aspectos nunca antes abordados e que os argumentos são convincentes. E estilos recentes de moda gótica como o Dark Cabaret e SteamPunk também tem estão presentes no contéudo do livro que mostra as diversas vertentes de moda e a adoção de cores vivas ao invés de apenas preto.
Outro destaque é quando Baddeley fala que a subcultura gótica não é baseada apenas em música como as outras subculturas, que tem uma base muito mais ampla e profunda. E aborda inclusive o preconceito e a violência contra os góticos, dando como exemplo o assassinato de Sophie Lancaster em 2007, a garota inglesa de 17 anos morta por ser usar a estética gótica. Segundo Baddley, esse foi o ponto chave da melhor aceitação dos góticos na cultura mainstream já que o caso teve grande cobertura da mídia.
O livro é de fácil leitura e é um ótimo passatempo ficar vendo as imagens. O que faz a gente pensar em como a imagem é importante pras subculturas e diz muito sobre elas.
Cada pessoa tem seus próprios questionamentos e procura sua identidade, algumas pessoas se encaixam na subcultura gótica e outros se encontram em outras subculturas. Uma pena não termos tantos livros de outras contra-culturas para pesquisarmos.
Peço desculpas pela má qualidade das imagens tiradas com a câmera.
Adorei o livro Sana!!!
ResponderExcluirPelas fotos da pra ver que o livro é lindo, e parece bem interessante também!
Preciso comprar, assim como o Gothic Chic.
Você comprou pela internet ou já tem nas livrarias nacionais?
beijos
Deze
Que livro mais lindo *-*, quero comprar todos :P
ResponderExcluirOla!Mais um livro que vai pra minha lista de compras.Sucesso no blog.
ResponderExcluirnada não, as imagens estão e são ótimas e o livro parece ser muito legal:)
ResponderExcluirComprei na livraria cultura
ResponderExcluirNão tive a oportunidade de ler Gothic Chic.estou até atrás do livro, mas com relação ao segundo, já estou gostando dele só pelas imagens, imagine os textos.
ResponderExcluirBeijos
Quem ainda não tem o Goth Chic melhor correr atrás, ao que parece o livro saiu de catálogo aqui no Brasil e em algumas livrarias já esgotou.
ResponderExcluirSugiro esse sebo online pra quem quer ter, mas que não se importa se é usado: www.estantevirtual.com.br . Tem vários Goth Chic lá pra vender, a todo preço.
Fica a dica.
Opa, valeu pela dica Sana.
ResponderExcluirTo indo já comprar o meu na estante virtual!
Beijos
Deze
Obrigada pela dica Sana!
ResponderExcluirImagine nos sebos possui vários livros ótimos.
Beijos=^^=