Parece que os cabelos cor de fogo viraram a moda capilar do momento, ao menos aqui no Brasil. Nos últimos meses diversas pessoas de diferentes segmentos apareceram com seus fios coloridos com tais tonalidades. Mas vocês sabem de onde surgiu essa combinação de amarelo e vermelho???
Dele mesmo, David Bowie! O músico adota o visual quando assume sua última persona, The Thin White Duke, em meados de 1974. Bowie surge com o cabelo descolorido em toda parte da frente, puxando o restante num tom avermelhado que depois desbotava para o laranja. Nos discos Young Americans, Station to Station e Low, o primeiro da trilogia de Berlim, pode ser visto a coloração. Nessa fase, passava por transições decisivas tanto na vida profissional quanto privada, entre elas o divórcio com Angela e a luta contra o vício em cocaína.
Entrevista para Dick Cavett em 1974.
Bowie por Steve Shapiro.
Concerto em Londres, 1976.
Discos: Young Americans, Station To Station e Low.
Em 1976 é lançado o filme "O Homem que caiu na Terra" (The Man Who Fell to Earth) baseado no livro homônimo de Walter Tevis, da qual o músico estreia como ator protagonizando um alienígena que faz fortuna para tentar salvar seu mundo, porém havendo imprevistos nos seus planos. Esse é um dos momentos mais icônicos quando se relembra o cabelo cor de fogo.
De lá para cá, a forma de pintar foi-se desenvolvendo em artistas de diferentes gerações, acompanhando a moda da época. Atualmente, encontra-se o tanto estilo original de Bowie, como outras versões, trocando a cor vermelha pelo laranja, fazendo a pintura em mechas e o mais recente "fire ombré hair", onde a raiz é pintada de vermelho, o comprimento de laranja e a ponta de amarelo.
Cyndi Lauper em 1985.
Grunge Girls: Miki Berenyi e Jennifer Finch.
Shirley Manson em 1994.
Geri Halliwell nas Spice Girls com versão mechas, típico dos anos 90.
Milla Jojovich em O Quinto Elemento de 1997. No filme o laranja é usado no comprimento.
Propaganda Vidal Sassoon de 2001.
Nos anos 2000, Hayley Williams adotou os tons de fogo com força.
Essa também é a coloração favorita de Megan Massacre, que chegou a vir assim ao Brasil.
Lindo penteado retrô quando Megan posou para Pretty Attitude.
Em 2016, data de falecimento do Bowie, pode ter ocorrido o contexto que ajudou a impulsionar a moda vigente. Na verdade, demorou para ganhar força esse retorno. O interessante é que uma coloração feita há mais de quarenta anos mostra o quanto estava a frente de seu tempo ao permanecer moderno ainda hoje.
E aí, já sabe qual estilo vai adotar?
Autoria: Idealização, texto e curadoria de imagens: Lauren Scheffel
Direitos autorais: Artigo original do blog Moda de Subculturas, escrito por Sana Mendonça e Lauren Scheffel. É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o texto do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.
Gente, eu to de boca aberta! Fiz o cabelo em janeiro, justamente inspirada pelo Bowie (e pelo aniversário da morte dele, que sempre me deixa muito triste, mas eu queria marcar com uma coisa boa)... <3
Uau, Natália! Para você ver com Bowie era vanguardista, muita moda hoje tem ele como inspiração. E ainda tem mais coisa além do cabelo, é impressionante.
Sim... A exposição com os figurinos dele pode ter alimentado a imaginação de muita gente também. E de tempos em tempos sempre aparece pelo mundo alguma coisa que lá na raiz tem a ver com ele. Em 2006 eu tinha feito umas mechas laranjas, também inspirada por ele, e pouco depois apareceu a Lady Gaga com um raio metálico no rosto... Enfim, cada fã vai dando seu jeito, hehehe ;P Beijos!
Eu acho tão lindo! Vi em uma negra com o cabelo cacheado e achei sensacional. Em pessoas de pele clara é bonito, mas ficou inesquecível nessa moça. Se eu achar o link da foto eu posto aqui, mas ficou sensacional! Parabéns pelo post!
As imagens apresentadas nesse blog foram retiradas de sites diversos, quando encontrados os créditos, estes são citados. Se alguma for sua e não quiser vê-la publicada no blog ou deseja nos enviar seu link, basta entrar em contato.
The images presented on this blog were collect from several sites on the world web. The images are used to illustrate texts and show other´s people work. The copyright is attributed to the author. If something here is originally yours, please let me know, I can put your credits or take it away.
Os textos do blog são de propriedade das autoras. É proibida reprodução sem autorização prévia. Tecnologia do Blogger.
Gente, eu to de boca aberta! Fiz o cabelo em janeiro, justamente inspirada pelo Bowie (e pelo aniversário da morte dele, que sempre me deixa muito triste, mas eu queria marcar com uma coisa boa)... <3
ResponderExcluirUau, Natália! Para você ver com Bowie era vanguardista, muita moda hoje tem ele como inspiração. E ainda tem mais coisa além do cabelo, é impressionante.
ExcluirSim... A exposição com os figurinos dele pode ter alimentado a imaginação de muita gente também. E de tempos em tempos sempre aparece pelo mundo alguma coisa que lá na raiz tem a ver com ele. Em 2006 eu tinha feito umas mechas laranjas, também inspirada por ele, e pouco depois apareceu a Lady Gaga com um raio metálico no rosto... Enfim, cada fã vai dando seu jeito, hehehe ;P
ExcluirBeijos!
uma das combinações capilares que acho mais lindas <3
ResponderExcluirTbm acho, Nayara!
ExcluirEu acho tão lindo!
ResponderExcluirVi em uma negra com o cabelo cacheado e achei sensacional. Em pessoas de pele clara é bonito, mas ficou inesquecível nessa moça. Se eu achar o link da foto eu posto aqui, mas ficou sensacional!
Parabéns pelo post!
https://vultuspersefone.blogspot.com
Ai, queria ver! Procurei por diferentes texturas de cabelo mas não achei com essa combinação. :(
ExcluirMas que bom que vc gostou do post, obrigada!