Destaques

17 de setembro de 2010

Lingerie Histórica - Parte 2: Pannier

Pannier são as conhecidas “ancas” surgidos no século XVII (também chamadas de Guardainfante na Espanha).

O nome tem origem em um termo francês para cestas que são penduradas uma de cada lado de um animal de carga. Eram ancas laterais em barbatanas de baleia, galhos de vime ou de salgueiros e tinham a função de ampliar a saia vários metros para cada lado, podendo chegar a até quatro metros. 

Claro que, era impossível duas damas andarem uma ao lado da outra, passarem por uma porta ou sentarem-se no mesmo sofá. A intenção, em sua forma mais extrema, na Corte de Maria Antonieta, no período Rococó, era que o tecido formasse uma tela plana onde todos os enfeites, laços, estampas e bordados pudessem ser apreciados de frente. 
Até  1780 foram usados em vestidos de noite e em trajes de tribunal. Assim que a Revolução Francesa começou, os panniers desapareceram da moda.

Atualmente é raro ver alguma reprodução de peças com panniers. Com o lançamento do filme sobre Maria Antônieta, vez ou outra os panniers aparecem em algum trabalho de design alternativo. Mas ainda não se tornou uma tendência.

Veja Também: Rococó e Rococó e a Moda Unerground

Pannier Francês:


Fotogafia de Moda Alternativa/ Réplica Histórica:


Mais sobre lingerie histórica:

Postagens sobre história da moda no link Moda Histórica.
O texto foi escrito por mim, de acordo com minhas pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil. Se forem usar para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.

Comentários via Facebook

1 comentários:

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in