A moda feminina do começo do século XIX, chamada de "Império", não costuma ser comum no cenário alternativo, tanto nas roupas vendidas em lojas, quanto no desenvolvimento de figurinos para picnics vitorianos/históricos ou mesmo na concepção de um look para eventos do tipo WGT.
O corte de cintura alta logo abaixo do busto é até comum de ver em algumas roupas, mas unido com a fluidez necessária para se caracterizar como um "verdadeiro" estilo império, é raro. No cenário alternativo, normalmente a cintura império vem acompanhada de saias armadas ao estilo bailarina.
Quando pensei em um "estilo império no cenário alternativo" para essa postagem, minha primeira memória foram as fotos da preparação do casamento da fotógrafa belga Viona Ielegems. Na postagem sobre a moda Império eu disse que esse estilo é bastante comum em vestidos de noiva modernos.
Viona, que trabalha com figurino, nunca fotografou específicamente a moda império sendo usada por pessoas alternativas, mas ela mesma, sendo uma moça que tem um background gótico e que foi uma das criadoras do picnic vitoriano do WGT, é um perfeito - e quase único - exemplo de moda império nas subculturas. Na segunda foto inclusive, seu marido está vestido como um dandi. Belas reproduções da época.
Viona, que trabalha com figurino, nunca fotografou específicamente a moda império sendo usada por pessoas alternativas, mas ela mesma, sendo uma moça que tem um background gótico e que foi uma das criadoras do picnic vitoriano do WGT, é um perfeito - e quase único - exemplo de moda império nas subculturas. Na segunda foto inclusive, seu marido está vestido como um dandi. Belas reproduções da época.
O interessante é que a moda Império é um tipo de figurino histórico perfeito pro nosso clima tropical. Denair, uma das criadoras e organizadoras do Picnic Vitoriano Curtitiba reproduziu um figurino do Diretório para o "2º Picnic Vitoriano e Século XVIII", baseado na obra "Emilie Serizait and Her Son".
Para quem é alternativo e tem filhas, esse não é um estilo perfeito para as garotinhas? Fresco e leve, para que possam correr e brincar enquanto os pais se divertem no picnic histórico. E o mais legal é que o modelo fica bem em qualquer cor e tecido.
Curiosamente, a moda masculina do começo do século XIX, o chamado estilo dandi, faz muito sucesso na moda alternativa e tem muitos adeptos do visual nas subculturas. É o que vou mostrar na próxima postagem.
Para ler sobre a moda do Estilo Império, clique aqui.
Mais postagens sobre moda histórica e subculturas, clique aqui.
Que lindo como vestido de casamento!
ResponderExcluirAcho pouco adaptável também essas épocas para a subculturas, principalmente pelo uso das cores mais claras, que não é tão apreciada por nós.
Mas repito, adoraria fazer um traje assim pra um picnic histórico aqui no Brasil, porque além de se destacar por ser diferente é perfeito pro nosso clima.
Beijos
Acho que esse estilo de vestido, com a cintura alta dá um ar super romântico e feminino a mulher!
ResponderExcluirFiquei imaginado esse modelo em cores mais fortes, mesclando preto, roxo, vermelho...lembrei daquelas japonesas que se vestem estilo lolitas...já vi alguns vestidos de cintura alta usadas por elas!São lindos!
bjuuus!
http://guerradosmundosleka.blogspot.com/
@LEKA: As lolitas usam a cintura alta em algumas peças sim, mas não pode ser considerado "estilo império" porque a saia delas é armada. As lolitas são mais estilo Romântico e Vitoriano mesmo ;)
ResponderExcluir@DEZE: Mas aí é que está! As subculturas "escurecem" as roupas dos períodos históricos! O maior exemplo são as roupas subculturais inspiradas no período romântico: são todas escuras!
ResponderExcluirAcho que o que acontece é que a moda Império ainda não foi "descoberta" pelas subculturas ou não há interesse das subculturas por essa época. Assim como a moda normal, a moda de subculturas também tem "fases" e tendências".
Mas nada impede que começemos essa tendência agora ;)
Bem,o ar aristocrático é inevitável nesse tipo de figurino e,sem dúvida,crianças ficam fofas com esse estilo,parecem princesinhas de verdade!Não importa muito a cor,acho que tem que combinar com a nossa personalidade(e tipo fisico),mas que adianta vestir algo que não combine com a gente?Sem contar que a moda é ciclica e se deve testar de tudo pra poder dizer se gosta ou não.
ResponderExcluirPS:Minha mãe sempre foi roqueira e não sei como,lembro do rock dos anos 80 pra 90 sendo um bebê,e amo essas bandas,pra sempre!
eu gosto desse estilo e acho que a moda gótica pega um pouco a essência desse tipo de moda "imperial".
ResponderExcluirbjos
A Moda Império tem lá seu lado macabro. Basta ver a história do Baile das Vítimas...
ResponderExcluirOii, eu queria saber mais sobre esse evento WGT, será que você poderia fazer um post sobre ele?
ResponderExcluirPâmella: Sempre estou postando sobre o WGT aqui no Blog. No momento (12/04/2011) há 6 postagens sobre ele, como você pode localizar nos "Marcadores"(lado direito do blog):
ResponderExcluirhttp://modadesubculturas.blogspot.com/search/label/WGT
Uma das postagens fala mais detalhes sobre o Festival.
E se houver interesse, procure nos marcadores pelo link "Eventos Góticos" e você encontrará mais postagens sobre outros festivais góticos! ^^
Acho a moda império bonita, inclusive pretendo fazer uma releitura, mas antes quero pesquisar mais.
ResponderExcluirUma dúvida,esse visual da Giselle,de Encantada, poder ser considerado uma releitura?
http://i141.photobucket.com/albums/r42/hanime00/TNT/giselleEnchanted.jpg
@Ju Lee: Serve como releitura sim.
ResponderExcluirVocê já viu o post com o molde de um vestido da época?
http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2012/03/picnic-vitoriano-poa-dicas-e-molde-da.html