Recentemente a loja Pinup Girl Clothing lançou uma coleção em colaboração com uma das ícones da cultura alternativa: Traci Lords que interpreta a personagem Wanda Woodward no filme Cry Baby. Obra que tem fãs em diversas subculturas e inspira meninas amantes do retrô ao redor do mundo.
O convite veio da proprietária da loja, ao observar que tanto a personagem de Traci Lords quanto a Pinup Girl Clothing tem a mesma base de fãs. A personagem acabou se tornando um ícone pra três subculturas: rockabilly, punk e pinup. Para garotas que buscam empoderamento e referências femininas fortes, Wanda é a típica bad ass girl, ou seja, atrevida e de muita atitude, uma rebelde!
A coleção não é exatamente baseada no figurino de Wanda, embora hajam peças bem semelhantes à do filme, a inspiração foi mesmo na moda juvenil da década de 1950.
As peças são simples e de uso diário, nada muito elaborado, tudo bem usável. Lords destaca que as peças não foram feiras somente pra mulheres de 20 anos mas para todas as idades. A atriz tem 48 anos e acredita que as mulheres de sua idade ganham um ar cool, elegante e sexy com as peças que, como prega o conceito da marca, se adequam a variados os tipos de corpos
![]() |
Camiseta com a famosa frase "Beat it, creep", algo como "cai fora, imbecil" |
"Querida, você precisa de um visual novo"
Quando o Rock n´ Roll surgiu, todos que escutavam aquele som eram considerados perigosos, subversivos e até mesmo obscenos. Era comum a formação de pequenos grupos de jovens fãs de rock, as gangs. E claro, pro ideal de sociedade perfeita da década de 1950, os que aderiam à esta subcultura eram mal vistos e podiam até ser expulsos de casa pelos pais. Era uma vergonha ter um rocker dentro de casa, uma humilhação social. O filme Cry Baby retrata esta época - como boa comédia que também faz crítica social.
The Drapes, a gang de Cry Baby
O
filme lançado em 1990, foi dirigido por John Waters - o mesmo de Pink Flamingos, que também é referência em subculturas e que resenhamos
[aqui]. O diretor costuma ter uma abordagem transgressiva em seus
trabalhos que comumente trazem personagens subversivos e, no caso de
Cry Baby, rebeldes.
No filme é possível ver direitinho a divisão social entre as pessoas "normais", chamados de "os quadrados" e "gente de bem" e os jovens fora do padrão. Walters costuma chamar para atuar os atores que fogem do socialmente aceitável em termos de beleza e comportamento Hollywoodiano, no caso de Traci Lords, a artista tinha uma péssima reputação na América naquela época.
Wanda Woodward, como já é de se imaginar é uma delinquente juvenil que faz parte da gang e da banda de Cry Baby, interpretado por Johnny Depp.
Com um festival de personagens bizarros incrivelmente divertidos, o filme tem participação de Iggy Pop interpretando o personagem Belvedere Rickettes, marido da avó de Cry Baby. Avó esta que se chama Ramona, ambos moram numa casa de paredes vermelhas decorada com teias de aranha e caveiras em todos os ambientes.
Para lançar a coleção, Traci Lords fez questão de cortar uma franjinha Pinup (Bettie Bangs, postagem aqui) igual à de Wanda.
Abaixo uma comparação do visual atual e uma cena do filme.
Abaixo uma comparação do visual atual e uma cena do filme.
Lords usou um vestido inspirado no de Wanda quando se encontrou com John Walters no festival Burguer Boogloo; à direita com Laura Byrnes da Pinup Girl Clothing.
A estampa faz referência à personagem e ao enredo de Cry Baby.
Os desajustados adolescentes de visual rocker.
E vocês, o que acharam da coleção inspirada na Wanda Woodward?
Gostam do filme Cry Baby?
Acompanhe nossas mídias sociais: