Um dos principais motivos que inserem uma pessoa na subcultura gótica é apreciar a cena musical.
- Elementos que são parte da subcultura gótica, mas não são exclusividade dela (uma pessoa não precisa ser gótica para gostar):
- Elementos que são parte da subcultura gótica, mas não são exclusividade dela (uma pessoa não precisa ser gótica para gostar):
Gótico (período) Histórico (Arquitetura e Artes da Baixa Idade Media - século XI ao XV);
Artes e Arquitetura da Baixa Idade Média |
Literatura Gótica - surgida no fim do século XVIII (com temas medievais, de terror ou sobrenatural);
Literatura Fantástica ou de Terror |
Revival Arquitetônico da Era Medieval no Século XIX (na Era Romântica houve um revival da Baixa Idade Média);
Castelo do século XIX em estilo Românico |
Moda do Século XIX inspira-se na Era Medieval |
O Hard Rock macabro de Alice Cooper |
Celtic Frost misturou música erudita e letras sombrias no Metal Extremo |
Manson trouxe o terror grotesco para o Rock moderno |
Esses elementos históricos/literários/artísticos qualquer um pode apreciar - minha mãe, meu professor de história, uma vovó, um nerd, uma patricinha, Tim Burton... mas que não faz deles pertencentes à subcultura gótica, apenas admiradores de arte obscura e arquitetura histórica.
Já os góticos, são apreciadores de música gótica somado à todos os temas (histórico/literário) citados acima. O que eles fazem é adequar e contextualizar os elementos acima encaixando-os nas "regras" da subcultura.
Algumas subculturas tem elementos em comum, como temas medievais, obscuros, macabros ou tristeza presente em letras de música, como por exemplo, o Gothic Metal, que é um estilo musical pertencente à cena Metal. O Gothic Metal aborda exatamente do que eu citei acima: gótico histórico, literatura, temas medivais ou depressivos nas letras. O estilo de se vestir das mulheres do Gothic Metal remonta à referências estéticas da Idade Média e do século XIX.
ahhh eu fui nessa igreja em Koln .... amazing!!!!
ResponderExcluirGostei do post e de conhecer mais um pouco sobre vc!
ResponderExcluirbjs!
Eu não sou mais gótica,pois não sigo mais todas as regras, principalmente a de vestuário, mas também adoro o estilo!
bjs!
@Leka, pois é, gostar do estilo não nos faz góticas, apenas admiradoras. Para ser parte da subcultura, há certos "detalhes" que devem fazer você pertencer à ela,como a identificação musical e de valores.
ResponderExcluirSana,
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Sigo ha algum tempo e achei esse post, mais pessoal, a oportunidade para parabenizá-la.
Bom conteúdo e comentários. perfeito para quem curte moda!
esse é só mais um comentário "não deixe o blog morrer, ele tem seguidores fiéis". ˆˆ
bjos
nos vemos na Doro.
Thiara
Sana...
ResponderExcluircaramba, meus parabéns pelo teu blog. Particularmente nunca tinha achado um blog que pudesse representar tão bem o lado negro da força (lol).
Não me considero uma gótica tradicional, completa, com todas as regras e tudo mais, porém sou apaixonada pela música gótica... gothic, symphony, doom metal... entre outros. Não me visto como, até porque a pouco tempo fiz essa transição de rockeira para metaleira (\m/). Enfim... não te odeio pela tua subversão (: pelo contrário, esse blog é uma inspiração, meus olhos se enxem ao olhar tanta coisa bonita aqui.
Mais uma vez, meus parabéns... e muito obrigado por fazer meu dia mais feliz toda vez que venho aqui pegar emprestado umas ideias e inspirações ;)
Com carinho e admiração,
Andress Cruz N., Porto Alegre - RS
Que bonitinho Andressa, fiquei emocionada ^^
ResponderExcluirO lado negro da força... =)
Por alguns momentos da minha vida achei que deveria me encaixar em algum rótulo. Depois vi que não. Posso gostar de muitas coisas e isso é o que me faz ser eu. E que faz você ser você.
Você disse que fez a transição de roqueira para metaleira, mas bem... escuto metal também, muito mais do que Rock n Roll, o Metal é Rock antes de tudo, não adianta separar os dois. Vista-se como quiser, idependente de estilos pré determinados e da opinião alheia. Isso te fará única e fiel a si mesma ;)
srsrsrr
ResponderExcluirEsqueci de avisar aos interessados, a Tsu, que é gótica, comentou essa postagem em outro post.
ResponderExcluirE vocês podem ler a opinião dela aqui:
http://modadesubculturas.blogspot.com/2011/03/glam-gothic-rock.html
Procurem o cometário dela, é bem longo.
^^
Texto brilhante :-)
ResponderExcluirProcuro explicar isso muitas vezes e você o fez com maestria.
Somente abriria duas ressalvas: 1)existe muita música Gótica de base rock, hard -rock e até com influência de metal. 2) Creio que não existe nenhum Gótico que não goste também de estilos musicais não Góticos.
e , finalmente, considero a identificação com o vestuário Gótico tão significativo e importante quanto a identificação com as outras formas de arte e cultura.
abs!
Sana,você está totalmente certa.Só que eu acho ridículo uma coisa...Sobre o que você falou em ter identificação musical e valores está mais do que certo mas,acho ridículo alguma pessoa virar e dizer..."Eu escuto música gótica.Eu gosto do My Chemical Romance"Isso me aconteceu várias vezes e é claro,eu não discuto gostos musicas,até porque eu escuto Kanon Wakeshima e chego ao estremo ouvindo Behemoth,mas...As vezes eu me pergunto,se eles pararam para ver que essa banda não é gótica?Já pararam para ouvir Poisonblack?(Ok que é uma mistura de gótico com metal mas,acho legal por essa banda aqui)
ResponderExcluirAinda acho que eles vão muito "na modinha" como diz meu pai mas,eles estão errados em dizer que aquilo é gótico(Desculpas se eu ofendi)
O My Chemical Romance cai o gótico não da subcultura gótica mas no gótico pelo conteúdo de suas letras.
ResponderExcluirQue eu me lembre, o álbum "sweet cheers..." tem letras góticas. Como vc leu no texto, seria a palavra gótico como sinônimo de letras macabras, tristes, morte ou obscuridade, mesmo caso do Evanescence e das bandas de gothic metal: são bandas não pertencentes à subcultura gótica mas com letras que se referem à temas góticos que são temas universais.
Se a pessoa confunde subcultura gótica com temas góticos, aí seria falta de informação mesmo.
Hyyy Sana-saan!!-^^
ResponderExcluirAmei a postagem de novo, seu blog é excelente... é épic. Assim como Andressa-san mencionou, seu blog é parfait, raramente encontramos um blog completo, interessante, com diversidade e informações seguras.
Gostei de saber um pouco sobre Sana-san, e é meio estranho... mas Sana-san é um pouco semelhante a min. Com quatro anos eu costumava desenhar minhas próprias roupas, e ainda desenho-^^, dez dessa mesma idade sempre fui admiradora das nossas subculturas. Mas só com onze/doze anos descobri o verdadeiro *Rock n Roll* por trás das farsas da mídia, oq me levou a conhecer tudo q conheço, o *Rock* foi uma verdadeira salvação. Também misturo tudo q acho épic, como desenho minhas próprias roupas, sempre quis produzi-las manualmente, mas não tenho recursos para fazer costuras.
Tenho q dizer... seu blog está me ajudando muito. Gosto de estudar bastante, mas só consigo informações no *Wikipedia*, q é bem extenso, meio q cansativo, e *Modadesubculturas* é bem interativo-^^-parabéns seu blog é *parfait* mesmo.
Também vi o comentário da Tsu-san,e são pessoas como ela q a sociedade merecia, o blog dela também é muito bom-ela também está de parabéns.
By Lady-chan*
Obrigada Lady Aricia!
ExcluirEntão, assim como eu você é chegada numa criatividade e Rock n Roll! o/