Destaques

1 de abril de 2011

Dica de Moda Histórica: Silhueta Romântica

Com o crescente número de eventos no cenário alternativo brasileiro que buscam reviver os modos e estética de períodos passados, dicas de moda histórica são sempre bem vindas. Um dos looks preferidos das garotas é o look Romântico. As característcas da moda dessa época já foram explicados na postagem "Século XIX - Parte 1: Os Românticos". A silhueta Romântica é aquela que a maioria de nós associa à "vestidos de princesa".

Porém, ao observar algumas fotos de moças vestidas nesses trajes em eventos internacionais, notei erros de proporção na silhueta. Alguns até estragaram completamente o visual. Na silhueta Romântica, a cintura era alguns centímetros acima da cintura natural, usava-se um corset de formato "pontudo"; as saias eram volumosas com ajuda de diversas anáguas e da crinolina. O comprimento das saias não ultrapassava o tornozelo.
Como todo evento alternativo, a liberdade criativa é de praxe. Colocar um elemento não-romântico aqui e ali, é normal. Mas respeitar a silhueta do período histórico, é essencial para o sucesso do look.

Vamos analisar imagens?
Na obra "Princess Marie-Clementine Of Orleans" (1838) de Winterhalter Franz Xaver, podemos notar todas as características românticas citadas acima com perfeição:

Analisemos agora looks romantic goth de sucesso. Notem que eles  são releituras da estética. Mas o que os torna looks corretos? A cintura marcada no lugar certo (poderia até ser mais alta) com corset "pontudo", o volume de saias compatível com a altura da pessoa, a saia um pouco acima do chão. Boleros, chapéus, segunda pele de tule, não são da Era Romântica é claro, mas sendo os trajes releituras, isso é completamente aceitável.


Agora observem esses looks inspirados na Era romântica que estão com as características e/ou proporções erradas:

1. Esse look não está tão errado assim, mas uma dica que eu daria à moça é que ela colocasse um corset pontudo, além de ser mais fiel à época, daria muito mais ilusão de altura à ela e deixaria o visual mais harmônico e mais longilíneo.

2. Não sei se essa moça é baixinha, mas o modo como os volumes foram distribuídos deixaram-na numa altura muito menor do que ela realmente deve ter. O corset pontudo está ok; os ombros à mostra ok; altura da saia ok; mas os volumes extras colocados na lateral da saia achataram-na. Sem volumes laterais e um só um pouquinho a mais de volume na saia, tornariam a silhueta bem mais harmônica.

3. Dois casos que eu acho que deve-se tomar como exemplo de "não fazer igual":
a) Pela foto, a moça já é baixa e o corset "tubo", sem forma e sem dar cintura, somado à uma crinolina que dá um volume estranho (muito pra baixo), achataram a silhueta e estragaram um  visual que poderia ser perfeito. P.S: o traje dela, pela parte de cima, cai mais pra Era Vitoriana, mas achei válido citar o exemplo.

b) Esse look pra mim é o pior que já vi!
Não sei se a moça é baixa, mas  com esse visual super mal elaborado, ela aparenta ter uma altura de uma criança de 10 anos. Como no caso acima, a parte de cima do look é muito fechado pra Era Romântica se assemelhando mais à umm early victorian - embora tenha babados de renda no decote, mas o corset reto, comprido demais e completamente sem forma, sem cintura, tirou 15cm da altura da garota e pra piorar, como o corset vai até muito abaixo do ideal pra esse look, o volume da saia foi começar lá embaixo (no quadril) e tirou mais uns 30 cm da altura dela. O volume da anágua e a localização dos volumes está correta, mas a saia deveria ter começado na cintura com a ajuda de um corset mais curto e pontudo).

Em moda, proporção é tudo para um look de sucesso, seja ele qual for, respeite sua altura e o formato de seu corpo. Procure trajes que se adequem à sua estrutura física ou modifique-os levemente para que se adeque (diminuindo o volume das saias por exemplo ou colocando um salto).
Se você não é naturalmente alta, adquira uma postura altiva e use peças que dêem a ilusão de que você é mais alta (se você é muito baixinha não encha o pescoço de acessórios, por exemplo: muitas gargantilhas juntas). 
Se você for baixinha (menos de 1,60m) não abuse no volume das saias, prefira um volume menor ou a silhueta late-victorian, respeitando a altura e o formato das peças. Se você for de estatura média ou alta, pode usar o volume Romântico, mas não esqueça de manter a cintura alta com a saia partindo de lá para não achatar o visual. Prefira um corset pontudo e evite corsets "tubo" e os modelos que se alongam muito até o quadril.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. tensooooooooooo rsrs no comments sobre os corsets, isso q dá ficar comprando xingling hehe

    ResponderExcluir
  2. Vou aproveitar que vc está dando dicas e perguntar... Vc já passou pela vitrine de alguma loja e percebeu algum calçado moderno (tênis, por exemplo) com nuances de estilo romântico, ou clássico? Quero começar a usar roupas mais inspiradas em looks clássicos, mas queria fazer uma união com o moderno, afinal, eu não quero chegar a ser apontado na rua uhaha

    ResponderExcluir
  3. Oi JH!
    Falar de uma moda masculina diferente é muito complicado, já que a moda masculina não foge muito do tradicional e não muda há praticamente 200 anos, as opções são restritas e o moderno normalmente se liga à trajes esportivos ou muito coloridos.

    Os atuais calçados sociais masculinos são uma herança do século XIX e estão aí até hoje. Então, eles seriam calçados "clássicos".
    Se você quer um calçado mais diferente, pode usar os modelos oxford (surgidos nos anos 40), originalmente são em preto e branco, mas dá pra encontrar todo de uma cor só (tanto cores básicas como em cores vibrantes) e também em preto + outra cor.
    Eles seriam uma opção moderna ao look, pois são chamativos e classudos. Já vi rapazes usando oxford com bermudas em tons escuros de corte de alfaiataria e fica muito bonito e diferente!

    Não lembro de ter visto tênis com referências românticas, pois tênis é uma peça esportiva. O mais próximo que um tênis pode chegar de um clássico é aquele modelo chamado "sapatênis" que tem formato de sapato, mas tem amaração e é mais macio e confortável e vai bem com looks mais informais.

    Se você gosta de botas, tente achar uma bota até abaixo do joelho, preta, lisa, sem ser coturno.
    Como essa: http://1.bp.blogspot.com/-l5DC6xsBeFw/TZDKv4VfyGI/AAAAAAAAMn8/8rj16E6XKs8/s1600/F%25C3%25A9tiches-voguehommesinternational4.jpg
    Essas botas vão bem tanto com calça como com bermuda de corte de alfaiataria. Acho que seria super moderno, ainda mais com o outono chegando e propiciando o uso de botas.

    Essa sua pergunta merece uma postagem ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Sana,
    Valeu pelas dicas, vou tentar segui-las quando for fazer a minha roupa para um evento desses!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as dicas...as vezes num pequeno detalhe estragamos todo um look né verdade?!
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Meu deus! O que é esse último look???

    ResponderExcluir
  7. Ah! Então esse é o sapato Oxford! Antes de vc mencionar, ele era conhecido por mim como "o sapato do Coringa" hehe. Era bem esse mesmo que eu tinha em mente.
    Muito obrigado pela dica, querida! Vou esar ligado se vc resolver fazer um post sobre isso. Me amarro em moda alternativa.
    Parabéns, mais uma vez, pelo blog.
    De ótima qualidade e bom gosto, que nem um look clássico.

    ResponderExcluir
  8. Sana, minha cara, que belíssimo post!

    Realmente, as produções acima estão chocantes embora as peças são divinas e se fossem bem coordenadas seria outra realidade. As pessoas muitas vezes esquecem que um look só é imperfeito e trágico por causa da má combinação das peças, peça colocada no lugar errado como no caso da crinolina, corset errado....

    E seu post serve justamente para nos orientar como sempre!

    Aplausos!


    JH, no meu blog, o 'Stamos Kilts!, planejo alguns posts sobre moda alternativa sem ser kilt.

    www.stamoskilts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Qual seria a possibilidade de realizar um post sobre como montar um look de mistura de épocas, mas de modo harmônico?

    ResponderExcluir
  10. @Febo Vitoriano: É possível fazer essa postagem! =)
    Só preciso de um tempo para achar imagens pra ilustrar os exemplos, porque dar dicas sem mostrar imagens pode ficar complicado de entender ou mesmo maçante ;)

    ResponderExcluir
  11. Ok, Sana. Entendi. Vou providenciar a sessão fotográfica

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o post! Olha fiquei muito fa desse blog! :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in