Mais um livro sobre a subcultura gótica está para ser lançado: "Worlwide Gothic - Crônicas de Uma Tribo", de Natasha Scharf. Natasha é jornalista musical especializada em música alternativa e gótica, é DJ, e também escreve para revistas como Metal Hammer e Terrorizer.
A publicação será lançada em junho e abordará o desenvolvimento da cena gótica de suas origens até os dias atuais. O tema não é novo, outros livros sobre a subcultura gótica abordam essa cronologia, mas diz-se que a diferença desse livro é que é mais detalhado e cujo foco principal é o atual revival da subcultura pela geração mais nova, examinando o que pode ter causado este alastramento que se tornou um fenômeno mundial.
Da cena pós punk do Reino Unido; passando pelo Visual Kei no Japão; a explosão Deathrock nos EUA; a cena Schwarze na Alemanha; a decadência da subcultura no começo dos anos 90 e seu renascimento assimilado com outros generos musicais como o Heavy e o Industrial Metal de bandas como Marilyn Manson e Nine Inch Nails; a autora mostra o que a subcultura representa para uma nova geração que a vê com um ponto de vista diferente dos primeiros góticos.
Mostra também como no Japão, o gótico se tornou uma forte tendência de moda entre os adolescentes. E de como, nos dias atuais, depois de toda essa ligação com o metal e as subculturas japonesas, o gótico está voltando às suas raízes com o surgimento de bandas indies e de dark rock que prestam homenagens à bandas como Bauhaus e Joy Division.
Vê-se então que "Worldwide Gothic" é o primeiro livro a analisar a origem das diversas ramificações da cena gótica original.
Ao contrário de outras subculturas, cujas fontes literárias são raras, a subcultura gótica é tão fascinante que existem diversas publicações e estudos à seu respeito, algumas de suas mais famosas publicações são: Goth: Identity, Style and Subculture (Dress, Body, Culture), Goth Culture: Gender, Sexuality and Style, cuja minha análise pode ser lida neste link, Goth Chic: Um Guia para a Cultura Dark (único lançado em português) e um dos livros que mais gosto pois trata específicamente do surgimento e evolução da Moda gótica: Goth: Vamps and Dandies.
Lembrando que a subcultura também influencia (e muito) ainda que indiretamente, a moda mainstream, como podemos ler na postagem sobre a exposição Dark Glamour, ocorrida em 2008 no Museu FIT em Nova York.
Minha única dúvida é com o título "Worldwide". Será que a cena da América do Sul também é abordada?
Minha única dúvida é com o título "Worldwide". Será que a cena da América do Sul também é abordada?
Uau, que bacana, quero elr, ainda não li nenhum livro da sub-cultura gótica, mas preciso ler.
ResponderExcluirEsse daí parece ser bem interessante. Será que vai ser lançado no Brasil também!?
beijos
Deze: Acho difícil ser lançado em português.
ResponderExcluirExistem DEZENAS de livros lançados sobre subculturas e nem 5 desses títulos foram lançados no Brasil. Nem os do Ted Polhemus, um dos escritores mais famosos, que pesquisa tribos urbanas.
Não sei até hoje como o Goth Chic foi lançado em português. Acho que acontecerá o mesmo com esse, teremos que comprá-lo em inglês. ^^
nossa adorei a capa hehe... aff to super por fora dos livros goth atuais, ou eu leio e posto nos blogs ou eu leio um livro hehe falta de tempo eh foda e bom... no tempo livre tem q dar uma atencao pro marido neeeeh quem nao dá assistencia abre concorrenciaaaa haha
ResponderExcluirfeliz pq terminei uma reforma super trabalhosa de uma peca !
bjsss
Havia lido sobre o livro na Bizarre Magazine, pretendo comprar assim que sair.
ResponderExcluirPois é Sander, essa é a época da divulgação, vários sites/blogs/revistas estão divulgando o lançamento pra quando ser lançado ter bastante compradores rsrsrs!!
ResponderExcluirLi o resumo que fez do outro livro e achei muito intressante, assim que der vou pedir na Amazon, achei outros livros que gostei la tambem, como uns do Voltaire que falam sobre a subcultura gótica("What's Goth?" e "Paint It Black: A Guide To Gothic Homemaking") de forma bem humorada.
ResponderExcluirIsso me lembra o Goth Chic...
ResponderExcluirVou esperar para ler.
Eu quero esse livro!!!!!!!!!
ResponderExcluirMas que blog delicioso! Adorei ter passado por aqui e desde já está na lista dos meus links preferidos do meu blog http://afaceobscura.blogspot.com/
ResponderExcluirGostei muito das matérias. Ótimo trabalho. Carpe Noctem.