Anos atrás enquanto fazia meu trabalho de graduação na faculdade sobre subculturas e moda alternativa, nunca imaginaria que as roupas de látex estilo fetiche, voltariam tão rápido à moda mainstream. Tive que explicar sobre a origem, simbologia e o uso do látex, vinil, couro e outros materiais usados nas peças de roupas fetichistas, peças tão obscuras e desconhecidas de todos há poucos anos atrás.
Ao assistir um clipe do grupo "Pussycat Dolls", observei que uma das garotas estava usando calça de vinil e fiquei surpresa de ver a peça na mídia. Dias depois, um clip da recém lançada cantora Lady Gaga um look preto de malha que imita o brilho latex é exibido num clipe ao redor do mundo. A mesma artista, posteriormente, usou outras peças em látex ou vinil na mídia. Boa parte da recente popularização da moda fetiche, é por conta do exibicionismo conceitual de Gaga, inclusive popularizando os sapatos sem salto.
Nenhuma artista pop quer parecer fora de moda, pode notar! A competição por "estar na tendência" aparece em Beyonce e Rihanna, que já usaram ballet heels e vinil em seus vídeos. Recentemente, os looks do clip novo da Christina Aguilera são pura moda fetichista. Parece até que fez pesquisa em revistas especializadas.
Popularização da moda fetiche: Cantoras pop em modelitos antes restritos à subculturas.
Clipe de Christina Aguilera. TG Clothing é uma das marcas que identifiquei ao ver o clipe.
Não podemos nos esquecer a popularização de Dita von Teese, a ex-Marilyn Manson (foi através dele que a mídia mainstream americana a conheceu) domina a mídia há algum tempo explorando a estética "fetiche + Pin-up".
Não podemos nos esquecer a popularização de Dita von Teese, a ex-Marilyn Manson (foi através dele que a mídia mainstream americana a conheceu) domina a mídia há algum tempo explorando a estética "fetiche + Pin-up".
Uma das responsáveis por fornecer essas roupas às celebridades, é Atsuko Kudo,
antes apenas uma designer de roupas de vinil e pvc de alta qualidade e
com público restrito, hoje é praticamente uma celebridade, já que passou a vestir artistas.
Assim como o corset (também uma peça muito usada nas subculturas)
caiu no gosto popular pelo apelo da mídia e artistas, o mesmo pode
ocorreu com a moda fetichista: toda mulher querer ter sua legging
que lembra vinil. A forma como a moda das subculturas está massificada, vendida fora de seu contexto original, de não ser justamente uma moda popular, é espantosa. Novos tempos.