Eu tava aqui pensando... muitos de nós somos apaixonados pela moda do século XIX. E muito se faz, ao redor do mundo, picnics vitorianos.
Eu com essa minha mania de adorar a cultura riquíssima brasileira e de torcer por uma identidade genuína na moda nacional, pensei: os gringos fazem picnics vitorianos pela beleza de uma época perdida, uma era romântica e, de certa forma, aquilo foi parte da realidade histórica deles, mas e nós? Qual era nossa realidade na moda e nos hábitos do século XIX e nos tempos de Império?
Não seria interessante, como brasileiros, criarmos um picnic anual da época Imperial e do século XIX com encontros feitos no Rio de Janeiro antigo, Petrópolis, Paraty ou nas cidadezinhas históricas de Minas como cenário? Qualquer outra cidade antiga valeria também. Seria lindo e poético andar nas ruas antigas com trajes de época. Teríamos chás, doces e salgados brasileiros, coisas típicas das regiões
do Brasil. Ok, precisamos de grana pra roupa e pra viajar. Mas seria nosso. Não seria uma imitação 100% das festas gringas. Que aliás, é nosso grande problema: achar que do lado de lá, as coisas são sempre melhores. Mais avançados que nós, eles são, e compreendem a moda de uma forma que nós ainda não compreendemos, mas nós sofremos de um sério complexo de inferioridade.
A moda brasileira no começo do século XIX, imitava a moda britânica, mas lá pelos idos de 1851, passou a imitar a moda francesa. E foi quando pela primeira vez, nossas roupas foram adaptadas ao nosso clima!! Em casa se usava pouca ou quase nehuma roupa e se dispensavam espartilhos devido ao calor pois muitas das roupas vinham de fora, mas na rua, as brasileiras caprichavam.
Eu pretendo postar sobre a moda brasileira no século XIX, mas há pouco material de consulta disponível e um livro ainda está em fase de escrita, então, dados certeiros, teremos que esperar, mas vou escrever sobre o que aprendi.
Enquanto a idéia de um picnic nacional Imperial/Séc. XIX não rola, vamos nos divertindo com os vitorianos, afinal, que era de roupas e mais lindas! Para os ricos é claro. Os pobres sempre se ferraram em qualquer época. Uma pena as mulheres serem tão submissas na época, mas ainda bem, que hoje somos capazes de adaptar a beleza daquela época à nossa mentalidade atual e isso só deixa esses eventos cada vez mais perfeitos.
A idéia está longe de ser ruim e não é algo difícil de fazer, já que a passagem para esses lugares é barata (alias, relativamente barata =P) principalmente quando é fora da temporada e uma coisa dessas, com 6 a 10 pessoas, fica ótimo e fácil de organizar.
ResponderExcluirTalvez a única dificuldade é encontrar pelo menos 6 meses comprometidas, porém dependendo dos seus contatos, isso é tranquilo.
Acho que algumas lojas alternativas adorariam ajudar no figurino, lembrando que em Curitiba a Dita Alice fez o seu...Mesmo que num parque ou num casarão, aqui em Campos do Jordão tem otimos cenários e não fica tão contra mão ^^
ResponderExcluirÉ verdade! Tem muitas cidades e muitas opções de lugares, casas antigas...
ResponderExcluirMas acho que o principal "problema" seria a organização, teria que ser tudo planejado pelo menos uns 6, 7 meses antes: local, planejamento, início de feitura de figurinos - que poderiam ser feitos em parceria com lojas nacionais - para dar tempo de as pessoas se prepararem e não marcarem outros compromissos para a data, porque sempre tem alguém que desiste pq a data não é ideal.
^^
Sana, que ótimo você tocar nesse assunto, justo agora que o Rio de Janeiro está se preparando para organizar um picnic vitoriano e nós aqui em Floripa também. Acredito que dentro de algum tempo teremos um calendário fixo desses eventos e talvez uma espécie de convenção nacional. E sim, por que não tomar a temática do Império Brasileiro?
ResponderExcluirEu acho super válida essa ideia, amo ver as fotos de picnic vitoriano e sempre desejei participar de um. essa sua ideia então é maravilhosa, e só no município do Rio de Janeiro já tem lugares maravilhosos, como o Parque Lage, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista. etc. Também acho boa a ideia da temática do Império, dá pra explorar várias fases da moda nessas épocas de início de Brasil.
ResponderExcluir