"...É tão importante olhar para o passado. Porque as pessoas tinham gosto, e eles tinham ideais de exelência, e essas coisas não voltarão à menos que se olhe para o passado."
"Não é possível para um homem ser elegante sem ter um toque de feminilidade."
"A única razão pela qual estou na moda, é para destruir a palavra "conformismo""
"Os jovens japoneses, em especial, adoram minhas criações."
"Nós mudamos nossa vida para sempre quando Malcolm teve a idéia de vender roupas ao público Rock n Roll. "
"Eu fui a primeira pessoa a ter um penteado punk."
Apenas as frases acima bastariam para resumir a carreira de Vivienne Westwood, a aniversariante do dia de ontem. Mas ela é tão, tão vanguardista, que é impossível não se surpreender com suas idéias e criações à frente de seu tempo e principalmente se impressionar como, aos 70 anos, ela ainda carrega aquele mesmo ar rebelde e inovador de 40 anos atrás, quando criou o que conhecemos hoje como Moda Punk. Mas não foi só no punk que ela deixou sua marca. Muitas das peças que usamos hoje na subcultura gótica, lolita e na Metal, foram inspiradas em peças de Vivienne.
Vivienne Isabel Swire nasceu em 08 de abril de 1941, de mãe tecelã e pai sapateiro. Aos 16, estudou moda e ourivesaria. Adolescente nos anos 1950, ela personalizou seu uniforme
escolar e fez muitas de suas próprias
roupas. Posteriormente formou-se em magistério e deu aulas para o primário. Casou-se em 1962 com Derek Westwood e em 1963 nasceu seu primeiro filho, Benjamin.
Vivienne Westwood conheceu Malcolm McLaren em 1965 e teve mais um filho: Joseph Ferdinand Corré nasceu em 1966. McLaren , falecido há um ano atrás, no aniversário de Vivienne, era obcecado com moda e música e via-as como partes inseparáveis. Rejeitando a estética hippie dominante do fim dos anos 60, McLaren usava roupas Teddy Boy e ao estilo Rock n Roll dos anos 50. Em 1971, ele abre uma loja chamada Let It Rock. Em 1972 a loja foi redesenhada e renomeada de Too Fast To Live, Too Young To Die. E finalmente, em 1974 a loja recebe o nome de SEX.
SEX tinha o interior com graffiti pornográfico, cortinas de borracha, referências ao sexo e ao fetiche BDSM, couro, correntes, bondage, alfinetes, gargantilhas de spike (tão comuns hoje), além de vestidos rasgados, peças ao estilo pin-up, emblemas de motociclistas, assim como maquiagens e cabelos escandalosos. Sem falar de elementos tradicionais escoceses como o tartan e referências de estilo do século XVII e XVIII em cortes reinterpretados. A desvirtualização do tradicional, provocava um choque. Vivienne estava com quase 40 anos e estava subvertendo a monarquia inglesa.
McLaren era então, empresário da banda Sex Pistols. O estilo punk criado por Vivienne e Malcolm foi absorvido e descaracterizado pelo mainstream quando Sex Pistols caiu na mídia.
Em 1981, Vivienne pela primeira vez começou a ver-se como um designer de moda. Mas ela "queria sair desse sentimento de túneis subterrâneos da Inglaterra, o sentimento escuro." McLaren dissea ela: "Faça algo romântico. Olhe para a história." E assim Vivienne lança sua primeira coleção nas passarelas de moda, chamada "Pirate". As roupas evocavam a idade de ouro da pirataria, de dândis e bucaneiros. Assim como no punk, as roupas eram unissex. A coleção imediatamente entrou no mainstream e fez a estilista ganhar respeito no meio da moda.
Enquanto os anos 80 pediam ombreiras gigantes e quadris estreitos, Vivienne foge à regra e cria em 1985 uma coleção inspirada no balé Petrushka, chamada "Mini Crini" (referência à crinolina). A coleção trazia muitas saias de tule, vestidos de festa à moda antiga, estampas de bolinhas, corsets, roupas de empregada francesa (como aquelas peças Lolita) roupas tradicionais inglesas e referências à monarquia, um tema que ela é obcecada.
A primeira vez que um corset foi usado como peça de estilo depois do século XIX, foi quando em 1987, ela desenha o corset chamado "Statue of Liberty".
Em 1988, ela cria a coleção "Time Machine" (um tema um tanto Steampunk, não?) em homenagem ao livro de H. G. Wells.
A partir de então, Vivienne ganha muitos prêmios como designer e entra para a lista dos maiores estilistas do mundo; volta à dar aulas em cursos de moda na Austría, Alemanha e Itália e abre lojas em diversas partes do mundo.
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Lady Vivienne Westwood |
Como uma apaixonada vestidos históricos, pelos tecidos ingleses e por tartans escoceses, que ela fez desde calças bondage à taillers; em 1993, ela cria seu próprio tartan, para a coleção Anglomania, chamado de "Mac Andreas", em homenagem ao marido.
No ano de 1998, cria sua primeira fragrância: "Boudoir". A segunda fragrânacia, "Libertine", foi lançada em 2000.
Desde então mais lojas foram abertas na Europa e Ásia e no Brasil, desde 2004 ela tem sua própria linha de sandálias na empresa Melissa.
Benjamim Westwood, seu primeiro filho com Derek Westwood, é um fotógrafo de arte erótica. E seu segundo filho, Joseph Corré, filho de Malcolm McLaren, é, junto com o pai, o fundador da marca de lingerie Agent Provocateur.
Criações inovadoras
Bones' t-shirt: Usando ossos de frango formando palavras como 'Rock' e 'pervertido'. Uma delas foi comprada por Alice Cooper.
Terno Bondage: De 1976, inspirado por calças militares e motociclistas. Foi usado por Johnny Rotten do Sex Pistols em Paris e causou alvoroço.
"Mini Crini": Em 1985, Vivienne se inspira em balé e crinolinas e trás à moda a estética do século XIX. Saias de armadas de tule passam a ser usadas em editoriais de moda e as subculturas punk e gótica também pegam carona na moda vitoriana de Vivienne.
Boucher corset: Pela
primeira vez, desde o século XIX, o corset é usado como peça de estilo.
Vivienne fez corsets práticos, de tecidos elásticos, mangas removíveis.
Ela faz do corset uma peça para o dia a dia e para eventos noturnos.
Antes peças restritivas, Vivienne faz deles peças símbolo de
feminilidade e poder. As góticas agradecem. O corset é hoje, peça fundamental nessa subcultura.
Red barathea "Terno da Princesa": O conjunto vermelho de 1987 foi inspirado nas roupas da Rainha Elizabeth II quando jovem.
"Centaurella suit":
De 1988, com formas clássicas em tweed de lã com estampa xadrez
Príncepe de Gales. O paletó tem decote baixo para revelar o corpete e a
parte de trás mais curta para revelar o volume traseiro da saia.
Tartan: Misturando diversas padronagens de tartan, Vivienne cria a coleção Anglomania. Os tartans, são até hoje frequentes em suas coleções.
Platafromas "Super-elevated Ghillie": Outra herança de Vivienne para a moda gótica: calçados com super plataformas. Na foto, a Supermodel Naomi Campbell, cai na passarela.
Vestidos Noturnos: Em 1998, na coleção de Café Society, Westwood apresentou uma série de vestidos de noite tão grandes que não era possível serem mostrados em uma passarela normal. Inspirados em Van Dyck e pintores grandiosos do século XVII. Ela diz: "Você terá uma vida muito melhor se vestir roupas impressionantes."
O lugar onde existia a lendária loja SEX, ainda pertence à Vivienne, e lá atualmente ela tem mantém a loja World´s End, que segundo ela vende roupas para heróis, dândis, punks e piratas.
Vivienne faz uma moda interessantíssima ainda hoje: desde peças sofisticadas até peças super alternativas e exêntricas. Se hoje todas as marcas alternativas fazem calçados com studs, ela fez isso antes de todos. O sapatos abaixos são de 1975 e de 1993.
Suas coleções de sapatos são incríveis! Tanto que, anos passado foi feita uma exposição sobre eles. Se você não leu a postagem, vale a pena ler, clique aqui.
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No Brasil, ela é parceira da
sandália Melissa e cria constantemente vários modelos e esta talvez seja a forma mais fácil de uma brasileira ter algo da Vivienne. Mas o que muitos não sabem é que as sandálias são versões de plástico das originais de couro ou são adaptações. E os enfeites, que parecem criações aleatórias, são na verdade retiradas de colções passadas. Vamos ver:
As fivelas da bota original foram parar nas Melissas, incluindo numa versão infantil.
As fivelas da bota original foram parar nas Melissas, incluindo numa versão infantil.
O modelo de sapato boneca inventado por ela chamado de Mary Jane em versão couro e plástico.
A sandália com tiras, patenteada por Vivienne, é hoje uma das mais presentes na moda gótica e lolita. Abaixo original em versão alta e baixa e versões Melissa.
Uma das Melissas mais vendidas no mundo, - especialmente para casamentos, a Lady Dragon - tem o coração retirado da peça de uma coleção de Vivienne:
E que tal a caveirinha de borracha que pode ser encontrada em brincos, broches e correntes ter virado estampa da Melissa Lady Dragon Skull?
A estilista também foi responsável pelo grandioso vestido de casamento de Dita von Teese com Marilyn Manson.
É incrível vivermos e podermos acompanhar a carreira de Vivienne Westwood. É inegável sua influência da moda das subculturas, seja por inserir saias de tule imitando crinolinas, trazer corsets pra serem usados como peça de estilo, colocar spikes em calçados e acessórios, criar sapatos com plataformas gigantescas, inserir o fetiche na moda alternativa, sem falar nas referências de moda histórica, sempre presentes em suas coleções.
Como é possivel que uma pessoa só, tenha influenciado tanto a moda alternativa? As vezes não me parece que ela é só a mãe da moda punk e sim que é mãe de toda a moda alternativa também.
O que seria do mundo da moda sem ela!?!
ResponderExcluirnossa tenho foto desse corselet de anjos e nem sabia que era dela! rs
ResponderExcluirbjss
Adoro Vivienne. Para mim, ela é incrível! O que seria do mundo do rock sem as criações dela?
ResponderExcluirObrigada pelo comentário n_O
ResponderExcluire obrigada por seguir os meus blogs
n_n.
Ameei seu post!
Adoro as coleções
da Vivienne Westwood,
a criatividade dela sempre me surpreende n_n,
e adoro suas melissas n_o.
Bjows e até n_o.
@DHY: Esse corselet é da coleção Portrait de 1990. Não achei fotos dos corsets de 1985 então coloquei foto do Boucher, que é considerado uma marca registrada dela. É lindo né? ^^
ResponderExcluirEla é incrível né!
ResponderExcluirComo você disse, o que seria da moda alternativa sem ela.
Ah, me arrependo de não ter comprado essa melissa lady skull dela :(
Recebi essa edição da revista da melissa e adorei! *_*
Beijos
Deze, ainda tinha pra vender a Lady Skull no www.lojamelissa.com.br e também conheço umas 2 lojas que vendem. Se interessar, passo o contato. Só não sei se terá a cor que vc quer.
ResponderExcluirBjs
É, eu queria a preta, é mais díficil de achar, na loja melissa mesmo e na Unik eu não achei mais a preta :/
ResponderExcluirO que seria do mundo da moda sem ela!?! pois é acha que não teria graça, não vou nem repetir que sou fã dela genial
ResponderExcluirMuito obrigada pelo contato Sana, vou falar com ela :)
ResponderExcluirVi no Fashion Bubles que ela inventou a "crinolina descartável" Como poderíamos fazer isso hoje?
ResponderExcluirA crinolina descartável nada mais é do que a mini crini, dessa coleção: http://1.bp.blogspot.com/-AnXgQ6xsSWk/TaCGxFu0-rI/AAAAAAAAMvc/JQv349xE9no/s1600/vivienne-westwood2.jpg
ResponderExcluire: http://www.walt.de/walt/newsletter/westwood.gif
Eram camadas e camadas de tule (como as saias de tule atuais). Acho que o "descartável", seria no sentido de se poder usar ou não a cinolina com a saia. Ou seja, se quer usar só a saia, descarte a crinolina. Se quer usar só a crinolina, descarte a saia.
Não vejo como essas saias de tule serem descartáveis no sentido de se jogar fora, e sim, no sentido de utilizá-las ou não COM a saia.
Mas já imaginou criar uma crinolina de papel ou algum arame sei lá e depois jogar fora?
ResponderExcluirDevo confessar que sou ecológicamente (chata) correta. Fazer algo pra depois jogar fora, só colocaria mais lixo desnecessário no mundo (sou super contra aqueles pratinhos e talheres de plástico sabe, de aniversário?).
ResponderExcluirMas, daria pra fazer sim: uma armação de arame e jornais (já que é pra ser ecológico, que tal jornais já lidos? =P), daí poderia jogar o jornal fora e mudar a forma da crinolina acrescentando ou diminuindo arames e modificando a quantidade de jornais.
Acho que seria uma boa idéia! Não seria descartável mas seria modificável.
O mundo de hoje não tem mais espaço pra coisas descartáveis, como há 20 anos atrás.
^^
Sim, verdade, mas seria bacana....
ResponderExcluirA Vivienne é tão fantástica. Me identifico muito com sua produção. Excelente postagem Sana, nãa sabia que as melissas com parceria da Vivienne tinham sido diretamente inspiradas em suas coleções criadas.
ResponderExcluirInteressante a matéria, confesso interagir quase praticamente nada com o mundo da modo, apesar de aderir sempre a um bom visual, sempre somos envoltos disto mesmo querendo renegar e dizer que não conheço nada de moda... entretanto o que me chamou atenção é ela ter contato com o lado ecológico da coisa, digo a favor das boas atitudes em relação a natureza pelo qual é pouco estimulado... existem coisas que deveríamos fazer sem a iniciativa de outrem, mais li e reli, muito bom a história de Vivienne.
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