Há quem afirme que a moda punk nunca teria existido da forma como existe hoje se não houvesse Vivienne Westwood.
Com 69 anos, a estilista inglesa está com uma exposição na loja de departamentos londrina Selfridges sobre seus exêntricos sapatos. A exposição chamada “Vivienne Westwood Shoe: An Exhibition 1973-2010", é a mesma que a empresa brasileira Melissa trouxe ao Brasil em 2008 no São Paulo Fashion Week.
São 200 modelos, dos mais conceituais aos mais usáveis e populares como as famosas sandálias Mary Jane e seus sapatos de saltos altíssimos que inspiraram muitas marcas fetichistas.
Parece mesmo que quem é punk na essência, nunca deixa de ser, mesmo trabalhando junto ao "sistema". Ela sempre será a Rainha do Punk: 69 anos, um vestido de aparência amassada e rasgada, barriga de fora, luvas de couro com formato diferenciado, cabelo deliberadamente amarelo e bagunçado. Nada como ser ela mesma, sempre.
Algumas de suas criações para a marca Melissa são versões simplificadas ou modificadas em plástico de seus modelos em couro. Para muitas de nós, comprar uma Melissa desenhada pela Vivienne é a única forma de ter um sapato da estilista a preço acessível.