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28 de agosto de 2014

O mix de produto: a diferença entre peças básicas e peças de estilo

Este post é complementar para aquele publicado em dezembro de 2012 chamado "Você quer criar uma marca de roupas alternativas?". O que eu foquei naquele post, eu reforço aqui: profissionalização é tudo que você precisa. E isso significa estudar Moda (ou cursos específicos como Modelagem ou Desenvolvimento de Coleções etc) porque é uma profissão que sempre tem novidades maaaas ao mesmo tempo, como toda profissão, tem técnicas. Ou seja, conhecimentos "fixos" que fazem parte e que tem papel importante no  processo.

Hoje vou falar da diferença entre peças básico promocional (high basic), básicas (basic), moda (fashion) e alta moda (high fashion).
Quando se criam coleções, não se criam à toa. Dentro do tema proposto, estabelece-se número mínimo de peças e um número máximo. Esse número varia de coleção pra coleção e resulta no mix de produtos.

O que é o Mix de Produtos de Moda?
Você vai aprender sobre eles na faculdade de moda e em cursos como desenvolvimento de coleções, mas já adianto que o Mix é uma divisão de variedades de produtos que a empresa oferece ao cliente. Essa variedade, no caso de moda, se complementa.

1º exemplo de Mix de Produto:
Vamos criar uma coleção fictícia de: 5 tipos de blusas, 5 tipos de calças, 4 tipos saias. Estas peças precisam estar entrosadas. Uma deve combinar com a outra para que o cliente acabe adquirindo várias peças da coleção.

2º exemplo de Mix de Produto: a divisão dos produtos em peças básico promocional (high basic), básicas (basic), moda (fashion) e alta moda (high fashion).

Peças high basic: são peças que quase não tem mudança de uma coleção pra outra, tem saída frequente. Tendem a ser peças simples e até sem grandes detalhes. Como o próprio nome diz: básicas que combinam com tudo (com todo o resto da coleção e outras roupas que você tem em casa). 
Ex: legging lisa preta.

Peças básicas: peças básicas com algum detalhe. São peças que o estilista coloca um ou outro aviamento, mas elas ainda são bem próximas das high basics, sem muita criação ou ousadia.
Ex: blusa básica com detalhe de manga de renda.

Peças Fashion: peças que são a criação da estilista voltadas para a venda, feitas em maior quantidade. São de estilo, podem ser chamativas mas usáveis. É nelas que os estilista coloca toda a criatividade. Nestas peças o designer pode por seu estilo pessoal, seu traço criativo.
Ex: uma saia que mistura renda, tule e tachas.

Peças High Fashion: peças feitas em menor escala, uma peça que é ousada e que não será usada com tanta frequência pelo cliente. Essa é a peça que o estilista vai criar, pode usar tecidos ou modelagens super diferenciados, vai ser super chamativa além de o estilista poder também colocar seu estilo pessoal, pode inovar, ser de vanguarda ou ser quase conceitual.
Ex: corset de spikes

*Uma peça basic ou fashion que deu muito certo (vendeu muito bem) nesta coleção, pode entrar como high basic na próxima. Se tem venda, deve ser mantida como peça base da empresa.

É normal que em marcas grandes mainstream, as peças basic e high basic sejam as que pagam as contas da empresa, as peças mais fashion entram com o lucro. Mas no caso de lojas alternativas nem sempre é assim, já que a quantidade de peças fashion geralmente superam as básicas, pois o cliente alternativo gosta de roupas mais elaboradas.

Então, se temos na nossa coleção fictícia 5 tops, precisamos dividir eles nas categorias citadas acima. Eu escolhi dividir assim:
1 top high basic (preto liso)
2 tops fashion (com pequenos detalhes)
2 tops high fashion (ousadas, diferentes)


calças:
1 calça high basic (preta)
3 fashion (estampadas; detalhe)
1 high fashion (rasgada com estampa)


saias
1 basic (de pregas xadrez)
2 fashion (com estampa/organza)
1 high fashion (longa, dramática, com renda arrastando no chão)


Agora observem as peças dos quadros e reparem como todas as peças combinam entre si, e quanto mais oferta de variedade, mais opção pro cliente.
Ex: A segunda blusinha combina com todas as saias e calças.
A quinta calça combina com praticamente todos os tops.
A calça básica combinará com todos os tops, mesmo com o top high fashion.
A saia de pregas combinará com todas as blusas.
A blusa fashion combinará com as calças e saias fashion.
E assim vai...

Se você criar um mix de produtos sem estas divisões, você corre o risco de oferecer ao cliente apenas peças fashion e ele vai ter que comprar as básicas e as high basic em outras lojas. Quanto mais peças intercambiáveis você oferecer, mais mantém o cliente por perto, pois ele vai querer peças que combinem com a que ele comprou.
Por isso sempre saliento da importância do estudo, de fazer cursos específicos. E de entender que o mercado alternativo tem algumas nuances de funcionamento diferente do mercado mainstream. É preciso saber diferenciar um básico de um fashion; saber diferenciar uma peça clássica atemporal de uma com o traço criativo do estilista; de saber distribuir um mix. Isso só vai enriquecer seu conhecimento e você vai trabalhar e planejar melhor as coleções de sua loja. ^-^

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4 comentários:

  1. COMO ASSIM UM POST DESSE NÍVEL NÃO TEM COMENTÁRIOS? Conteúdo sensacional, super trabalhado e útil! Eu usei pra me ajudar a elaborar o meu "guarda roupas alternativo minimalista", ainda estou na fase de pesquisa e ajudou muito. Estou renovando meu guarda roupas pela primeira vez na vida e quero fazer do jeito certo. Ajudou muito Sana, obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

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    1. hahaha! Obrigada Jaque!
      A intenção desse post acaba ajudando ambos: lojas a elaborar seus produtos e pessoas a organizar seus armários rsrs!!
      De nada <3

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    2. Sem dúvidas! E ó quem voltou aqui de novo pra relembrar, pq vai começar a comprar algumas peças novas??? Continuo com a mesma opinião, postagem sensacional! <3

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  2. Caramba, finalmente um blog de moda que realmente fala sobre moda de verdade e não apenas looks do dia! =6~~
    Muito obrigada, seu post me ajudou em um assunto que não consegui entender quando a prof explicou!

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