Está previsto pra estrear em maio de 2012 no hemisfério norte, o novo filme do diretor Tim Burton: Dark Shadows. O fime foi inspirado numa novela vespertina da rede americana ABC que foi ao ar de 1966 a 1971. As primeiras imagens do longa foram disponibilizadas e o ator principal, Johnny Depp, realizou o sonho de interpretar o personagem vampiro Barnabas Collins. Quando criança, Johnny fantasiava ser o personagem. Dark Shadows é ambientado no ano de 1972, Burton e Depp dão uma explicação para isto:
"1969 era muito cedo e 1973 muito tarde. 1972 foi exatamente a época em que o movimento hippie e seu "paz e amor" estavam em decadência e estava sendo substituído por esta geração "eu-eu-eu" onde tudo se resumia a exibir sua riqueza e ter tudo o que quisessem."
O enredo:
No ano de 1752, Joshua e Naomi Collins, junto com seu filho Barnabas, navegam de Liverpool (Inglaterra), para começarem uma nova vida nos EUA. Mas a família tinha uma maldição. Duas décadas depois, numa cidade do interior do Maine, Barnabas (Johnny Depp) tem o mundo à seus pés: rico, poderoso e playboy inveterado, até que comete o grave erro de partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green). Angelique é uma bruxa e o condena a ser um vampiro. Barnabas acaba enterrado vivo. Dois séculos depois, em 1792, o vampiro se liberta de sua tumba num mundo completamente diferente, retorna à sua mansão e descobre que a propriedade luxuosa está agora em ruinas e os remanescentes da família abrigam, cada um, segredos obscuros. A matriarca Elizabeth Collins Stoddard (Michelle Pfeiffer) vive na psiquiatra, a Dra. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter), que a ajuda com seus problemas de família. Também moram na mansão o irresponsável irmão de Elizabeth, Roger Collins (Jonny Lee Miller); sua filha adolescente rebelde Carolyn Stoddard (Chloe Moretz) e o filho precoce de Roger, David Collins (Gulliver McGrath). O mistério se extende para além da família: o zelador Willie Loomis (Jackie Earle Haley) e pela babá de David, Victoria Winters (Bella Heathcote).
A versão cinemátográfica é um pouco diferente da novela original. Na série televisiva, criada por Dan Curtis, fantasmas foram incluídos após seis meses de exibição e só um ano depois o vampiro Barnabas Collins apareceu. De grande sucesso e inovadora por falar de temas terroríficos (lobisomens, zumbis, homem monstros, feiticeiros, viagens no tempo e universo paralelo),
Dark Shadows é considerada um marco na idéia de série sobrenatural e no conceito de "vampiros compassivos", ou seja, vampiros que procuram uma cura para sua situação. Na década de 1970, em um episódio, o vampiro Barnabas é obrigado a relatar sua história para um escritor que pretende publicar a entrevista como em livro, enredo semelhante ao livro de Anne Rice "Entrevista com o Vampiro".