A dica dessa semana é bem interessante, se trata da loja Wildfang. Se tem uma coisa que o mercado americano faz bem é descobrir nichos e explorá-lo e este é o caso da empresa em questão. Sua filosofia é vender roupas pra um público com um gosto bem específico: a estética Tomboy.
Tomboy é o que chamamos aqui no Brasil de "moleque". Sabe quando falam que fulana "se veste que nem um moleque" sendo que aquele É o estilo que ela se identifica, entom...
No "about us" da marca, tem um manifesto muito legal:
"Nós somos um bando de ladronas, dos tempos modernos, Robin Woods femininas invadindo os guarda roupas masculinos (...) nós andamos de cidade em cidade nestes estilos roubados de vocês. Nós somos Tomboys, mas como você, somos amigas, irmãs, heroínas, diabinhas, roqueiras. Estamos aqui pra libertar a moda masculina".
Na campanha atual, estrelam nada mais nada menos que Evan Rachel Wood, Beth Ditto e Kim Gordon, só feras!!
No vídeo, a atriz Evan Rachel Wood perambula pelas ruas de Portland, uma das cidades mais alternativas dos EUA, dizendo "sim" à desafios inesperados do caminho. "É uma história superdivertida que incentiva você a encontrar aventura nas coisas ordinárias, enfrentar o desconhecido e dizer sim para as oportunidades que a vida nos apresenta - grandes ou pequenas", disse a atriz sobre a campanha.
Logo no começo, Kim Gordon lê trecho do seu livro, Girl in a Band: "Em geral, mulheres não são permitidas a serem agressivas. No fim do dia, não tenho escolha a não ser me tornar destemida." E Evan responde: "com certeza!*"
E além de todo esse estímulo à fazer coisas que normalmente não se faria, há um incentivo a emancipação feminina. No início do vídeo, vemos um ensaio da peça Romeu e Julieta onde Romeu diz "Ela (Julieta) não deveria estar usando um vestido?". A atriz responde: "Romeu, feminilidade convencional é uma escolha e não uma obrigação!"
Assim a marca passa a mensagem que nem todas as mulheres gostam de se vestir com elementos considerados "femininos" e não há nada de errado com isso! Afinal, por que mulheres têm que usar só saia, vestido e camiseta apertada? E por que vestir calça e camiseta larga significará que é lésbica? E se for, que diferença irá fazer? Ela deve usar o tipo de roupa que lhe faz bem. Com essa visão não sexista a empresa quebra padrões e estereótipos.
Fotos da campanha:
Algumas peças da loja:
Curto muito o estilo Tomboy, acho pouco explorado e muito mal interpretado, aqui no Brasil.
ResponderExcluirNa verdade, eu sempre me identifiquei com esse estilo, mesmo quando não sabia o nome dele. E SEMPRE (ainda chamam) diziam que eu era lésbica. E por muito tempo não entendia a relação. Não tenho nada contra os homossexuais, cresci numa família bem liberal e esclarecida quanto a isso, então EU nunca vi nada de errado.... Me visto como quero, e muitas vezes com esse estilo, e sempre me olham diferente. ahahah. Eu sei que sempre vão olhar, só queria saber o que passa na cabeça de ervilha delas.
Não Tomo Café.
Muito mal interpretado MESMO! E muito estereotipado como você disse, pois pensam que as meninas que usam são automaticamente lésbicas, o que não deixa de ser um preconceito também.
ExcluirTudo que sai do padrão as pessoas olham, mas se você curte e se sente bem, "sustenta o look" como dizem, não tem porque não usar ;)
Bjs
Eu curto mais o dandi, que é mais adulto, que o tomboy. Mas várias peças da coleção eu usaria. Adoro oxfords, pena não achar para meu tamanho!
ResponderExcluirA campanha está excepcional, mexendo com conceitos fixos de feminilidade. Não precisa usar salto e sainha para se sentir bem! Lembro que aqui no Brasil tivemos uma "tom boy" em uma novela, a personagem Giane em Sangue Bom. A medida que foi avançando a trama, ela perdeu o estilo moleque e foi feminilizada para se adequar a carreira de modelo. Uma pena, porque o estilo dela antes era muito legal!
O dândi histórico é lindinho mesmo, mas não consigo me lembrar de uma loja mainstream que o venda. Você sabe alguma? Só lembro de lojas alternativas.O conceito "dândi moderno", aí sim já é mais fácil né, porque qualquer pessoa que priorize a estética e o bom corte já é um dândi!
ExcluirEssa personagem eu não conheci muito interessante você falar que ao longo da trama ela foi "consertada". O.o
Que bacana essa loja e mais ainda o conceito por trás dessa campanha!
ResponderExcluirAdorei!
O estilo não é muito minha praia não, mas conseguiria fácil adaptar algumas peças a algo mais a minha cara.
Adorei o post!
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/
Não é meu estilo também, mas algumas peças isoladamente são perfeitamente usáveis por qualquer um :D Isso é ótimo!!
ExcluirA campanha é MUITO legal mesmo!!
bjss